quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Entrevista com a escritora Ana Faria + Dicas para ser um(a) autor(a) independente

Ana Faria é escritora do Livro Um ano bom. E aceitou contar um pouco sobre sua experiência como escritora. Confira.

1. Bem, antes da paixão de escrever, se tem a paixão em ler. Qual o seu gênero literário favorito?
Gosto de ler romances românticos e livros de teologia

2. Qual(is) Autor(es) lhe servem de inspiração?
Nicholas Sparks, C. S. Lewis e Jack London.
Os nacionais ainda estou conhecendo, tem alguns que eu admiro, ainda não sei qual eleger como inspiração. Tenho tentado ler clássicos também.
  • Se tivesse que escolher apenas um desses para ler durante toda a vida. Qual escolheria?
C. S. Lewis. Toda a obra dele com certeza. Dos nacionais falaria Machado de Assis.

3. Quando você pensou em ser escritora? E quando começou a escrever um ano bom?
Sempre gostei de escrever, mas o sonho de publicar surgiu há dois anos.
Um Ano Bom comecei a escrever há três anos. O arquivo ficou de molho. E logo que eu decidi publicar levei um ano para finalizar.

4. O que te inspirou para escrever esta história?
Geralmente minhas histórias surgem como um lampejo de criatividade.
No caso de Um Ano Bom eu tive uma ideia de escrever sobre um casal que estudasse junto e vivesse um romance secreto.
Eles se encontrariam com frequência fora da escola, mas esconderiam o relacionamento dos outros colegas.
A medida em que fui desenvolvendo a trama, novas ideias foram surgindo e a inspiração veio de filmes, livros, e o dia a dia em uma escola de Ensino Médio.
Sou professora e muitas vezes construo meus personagens baseando-me em meus alunos.

5. Você se identifica ou prefere algum de seus personagens? Se sim, qual?
Me identifico com todos eles, pois cada um tem virtudes e defeitos, assim como eu. Eu queria ter a característica da Clara de ser mais calada, introspectica e quieta, pois acho que às vezes sou muito eufórica. kkk
E queria ser como o Chris, cheio de amigos, amado por todos, e ainda por cima sabe tocar violão. Sempre quis saber tocar violão.
Essa é uma das melhores coisas de ser escritor, criar personagens com características que gostaríamos para nós.
Viver sonhos e coisas maravilhosas que gostaríamos que acontecessem com a gente.

6. Como foi a reação das pessoas à sua volta quando você publicou o livro?
Minha família e meus amigos incentivaram bastante minha carreira. Compraram e leram meu livro e me acompanham sempre. O retorno dos leitores é sempre positivo. Falam do que menos gostaram, do que mais gostaram. E o mais legal é que sempre me perguntam quando eu vou lançar o próximo livro. Isso é sinal de que querem ler mais histórias minhas e fico muito feliz.

7. Você escreve contos, poemas e crônicas também?
Sim. Publico poemas e contos mensalmente pela editora CBJE (Câmara Brasileira de Jovens Escritores) e estou com frequência participando de Antologias.
Crônicas ainda não escrevi.

8. Já tem algum outro projeto literário?
Sim, meu próximo livro sai esse ano se Deus quiser. Se chama Um Amor de Muitos Verões. A história se passa em Arraial do Cabo (RJ) e conta sobre o amor de verão entre Silvia e Guilherme.
É sobre como o tempo e a distância podem ou não impedir o amor.

9. Um ano bom terá continuação?
Um Ano Bom não terá continuação, pelo menos até agora não tenho planos para isso.
Pensei em escrever a história do Tiago e da Alessandra, mas ainda não me veio nenhum lampejo de criatividade.

10. Descreva seu livro em 3 palavras.
Fé, Esperança e Amor.

11. Você recebeu muitos nãos de editoras?
Eu publiquei de forma independente a princípio, sem tentar uma editora. Agora que estou com o projeto de que Um Ano Bom seja adotado em escolas, estou em busca de uma editora, para conseguir colocar nas livrarias. Não tem sido uma luta fácil, mas não vou desistir. Creio que Deus vai me dar a vitória.
  • Que loucura, nas escolas? (é raro os livros pras escolas serem algo do qual você possa realmente se identificar).
Uma escola já adotou. Escola Nazaré em Conselheiro Lafaiete (MG)
Fui até lá dar uma palestra. Auditório lotado.
Vira e mexe recebo uma mensagem pelo face de algum aluno.
É muito gostoso!

12. Você é uma autora independente. Quando foi que decidiu investir nisso e ir a luta?
Há dois anos quando o sonho de publicar ardeu no meu coração.


Dicas por Ana Faria


# Dê 6 dicas para quem quer ser escritor(a). E principalmente para quem quer trilhar o caminho de ator(a) independente.
1- Não pare de escrever. Escreva sempre que puder.

2 - Leia muito, principalmente os clássicos.

3 - Ande com um caderninho para anotar cenas que você ver na rua, sonhos que tiver, ideias para personagens e diálogos.

4 - Acredite nos seus sonhos e não desista. Junte seu dinheiro e publique independente caso não consiga uma editora.

5 - Pague pelo serviço de REVISÃO, pois ele é muito importante para a qualidade final do seu livro

6 - Invista numa capa bem interessante e use as redes sociais para divulgar seu trabalho.


Gente me diverti muito fazendo as peguntas e me encantei lendo as respostas da Ana.
Se interessou pelo trabalho dela?
Resenha de Um ano bom.

Espero que tenham gostado. Você escreve? Tem vontade de publicar? Me conta aí nos comentários. :)



Participe do nosso grupo no Facebook e venha trocar ideias!

*Fique por dentro*

2 comentários:

  1. Saudações Lady Ana,
    (Quanta "Ana" por aqui hahahahah)
    Gostei bastante da entrevista, ficou bem dinâmica e é sempre bom conhecer a pessoa por trás do autor. Aqui consegui captar bastante dela!

    Venha visitar o Castelo
    Att
    Ana P. Maia ♛
    The Queens Castle

    Promoção 2 anos The Queen’s Castle

    Resenha Premiada – Filha da Floresta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações!
      Sim, somos muitas. hahaha
      Agradecemos. Sim, ler o livro faz a gente querer decifrar o autor. Fico feliz.

      Beijos.

      Excluir

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...