domingo, 20 de março de 2016

O amor é um cão dos diabos - Bukowski [Poemas]


Sinopse:
Nesta coletânea que reúne poemas de 1974 a 1977, Bukowski reflete uma série de experiências próprias, objetos, lugares e pessoas (principalmente mulheres) que conheceu e esmiúça um mundo marginal, no qual o amor é regado a bebida e drogas e não obedece a regra alguma.

A poesia de Bukowski que se orgulhava de ter escrito seu primeiro poema aos 35 anos é marcada por um realismo lírico, repleta de informações biográficas, cheia de humor cáustico e desencantado. O melhor poeta da América, na opinião de Jean-Paul Sartre, exercitou uma escrita de temática urbana, mostrando o pior da sociedade americana, utilizando uma linguagem direta, crua.

Meu... relato:
Nem todo livro que leio vira post aqui no blog, alguns não me cativam ou simplesmente não tenho o que falar. Este livro eu li no ano passado, mas até então não sabia bem o que escrever (afinal resenhar um livro de poemas é um tanto complicado). No entanto não poderia deixar de falar dele aqui.

Este livro me acompanhou por um longo tempo na minha mochila de escola. Eu lia alguns poemas quase todos os dias (fui até economizando páginas (quem nunca?)).
Tinha um amigo que se sentava na minha frente que também gostava de poesia, (mas ainda não havia lido nada do Buk) reparti a poesia tocante do velho safado com ele e com mais pessoas (nem todas dando o mesmo valor) nos poemas dele que estão nesse livro você encontra uma expressão de sentimentos tão profunda, bonita (não no sentido midiático da palavra), grosseira, pesada, melancólica e verdadeira. Teve momentos em que fiquei chocada, com raiva, intrigada, melancólica e outros sentimento que nem sei descrever.

"Bukowski não é pra qualquer um" - eu já ouvi, porém a verdade é que nada é para "qualquer um", cada um se identifica com coisas diferentes e de formas diferentes (isso não torna ninguém melhor ou pior).
Esse livro não foi apenas uma leitura, foi um período da minha vida, foi algo que me acompanhou, foi uma incrível experiência (como toda, possui também desagrado). 
Esse é o momento em que ofereço uma experiência à você, poderá ser completamente diferente, mas uma grande experiência.

Simplesmente não dá para escrever todos os poemas de que gostei. Mas têm 3 que gosto muito e talvez você também goste:
Melancolia
Penicos
Relógio de bolso
Caso sigam minha indicação e leiam algum desses, por favor me digam o que acharam.


*Fique por dentro*



2 comentários:

  1. Saudações Lady Ana,
    Bukowski não me é simpático. Acho. ACHO.
    Não conheço bem, mas o que leio dele não me agrada. A não ser um dos poemas que serviu de inspiração para uma das minhas músicas preferidas: Polaroid do Nenhum de Nós.
    Absurdamente irônico não é?

    PS.: EU FINALMENTE ASSISTI "AS VANTAGENS DE SER INVISÍVEL" - E socorro! Meu coração quase se partiu.


    Venha visitar o Castelo
    Att Ana P. Maia ♛ The Queens Castle

    Sophie em Paris
    Conheça o autor: Ana Martines
    Crônica: Nobre Tristeza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações!
      kkk simpatia com toda certeza passa longe do que ele escrevia.
      Mas é o que muitas vezes eu gosto na escrita dele, sinceridade. (Mesmo que isso bata de frente com algumas de minhas opiniões).

      Ahhh! Que bom!!! Te entendo. :)

      Beijos

      Excluir

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...