sábado, 20 de junho de 2015

O Capitão saiu para o almoço e os marinheiros tomaram conta do navio




Sinopse:
O capitão saiu para o almoço e os marinheiros tomaram conta do navio - Publicado quatro anos após sua morte em 1994, este livro é praticamente um testamento literário e filosófico do velho mestre Charles Bukowski. São trechos do seu diário selecionados por ele mesmo entre 1991 até poucos dias antes de morrer. Dramático, na medida em que mostra a aproximação do fim, O Capitão saiu para o almoço e os marinheiros tomaram conta do navio é, também, puro Bukowski: seco, cético, maldito e maravilhosamente bem escrito.



Comentário/Opinião: 
Primeiramente devo declarar que esse livro foi uma paixão que me acompanhou nas aulas mais chatas. No início gostei, depois comecei a achar um pouco cansativo. Mas não demorou até que eu estivesse encantada por esse livro. São textos sem títulos e sem necessidade de beleza, e mesmo assim ela não faltou.
Reflexões interessantes e algumas até mesmo engraçadas.
Depois de ler esse livro, os poemas do Bukowski ficaram ainda mais ''radiantes''.
O ponto negativo: Só tem 150 páginas. :(


(Em algumas temos ilustrações do velho Bukowski.)


Alguns trechos:

*
"Nunca dirijo meu carro por cima da ponte sem pensar em suicídio."

*
"Gosto de olhar meus gatos, eles me acalmam. Eles me fazem sentir bem."

*
"você já pensou quanto mijo uma pessoa mija durante toda a vida? O quanto ela come, caga? Toneladas. Horrível."

*
"Mas você tem que ter horas imperfeitas para ter as perfeitas."

*
"Há um mundo continuando a fazer o que faz. E eu não estou lá."




Falei sobre ele nesse vídeoLeituras do primeiro trimestre de 2015



*Fique por dentro*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...